A AÇÃO

  • DELIMITAÇÃO  DA AÇÃO:

A ação de uma história pode ser aberta, quando o final da história não é revelado.

A ação de uma história pode ser fechada quando o final é revelado.


  • O FINAL DO LIVRO:


No final do livro, Marcolino vence a peleja contra o irmão e é-lhe proposto o lugar de regente do reino, posto que ele recusa. Liberta entretanto o rei Raimundo que, como está velho, anuncia ao povo que os novos reis serão a sua filha Mariela e Galdelor, depois de casados. Os roubos que Ariosto tinha feito ao povo foram reparados. Marcolino e Juriti decidem que ficarão a viver em Barabu. Antes de ali fixar residência decidem ir ao mundo real encontrar mestre Juvenal para lhe contarem que a missão foi bem sucedida. De notar que Marcolino ao vencer a peleja vai levar o irmão a envelhecer até aos 100 anos conseguindo assim “matar” Balbino pois este tinha acordado com o Diabo esse limite para a sua vida.

Eis a opinião dos alunos de 6º ano sobre o final da obra:

  1. O final do livro pareceu-me justo porque o Balbino merecia morrer pois roubar um povo, destronar um rei e fazer um acordo com o diabo são factos muito graves. O rei Raimundo fez muito bem em escolher Galdelor como novo rei pois ele é um cavaleiro muito valente que vai poder ajudar o povo. Marcolino e Juriti fizeram bem em ir ver o mestre Juvenal e em lhe contarem todas as aventuras que tinham vivido. (lisa)
  2. O final do livro pareceu- me justo porque Balbino mereceu morrer pois tinha cometido injustiças e roubos junto do povo de Barabu e do seu rei! Marcolino foi contar a derrota de Balbino e as suas aventuras ao mestre Juvenal, para depois voltar para junto da sua amada e dos seus amigos. (silvia)
  3. Eu acho o final da história justo porque o Marcolino, que é o bom, vence contra Balbino. E  a princesa que estava na bolha é libertada. (nl)
QUE CENA MAIS TE TOCOU NO LIVRO?
  1. Quando Marcolino perde a vista por culpa de Balbino (cap. 3), porque: sei o que é ver mal, então imagino que ficar sem ver nada é bem pior (lisa); não deve ser agradável ficar sem ver a luz do sol (sandra pereira; sandra); ver um irmão a fazer tanto mal ao seu irmão me surpreendeu (danette; sandra); Marcolino não merecia ficar cego e a inveja do irmão não faz sentido (catarina rebelo); deve ser desagradável perder a vista pelas mãos do seu próprio irmão (liliana).
  2. Quando Marcolino salvou mestre Juvenal de levar uma pancada de Balbino o que resultou na sua cegueira (cap.3), porque: foi muito corajoso da sua parte defender o homem que o educou desde o momento em que foi abandonado (lisa); acho que não é justo que Marcolino tenha ficado cego pois é muito honesto e corajoso da sua parte ter-se colocado entre os dois (silvia).
  3. Quando Balbino envelhece até aos 100 anos e morre (cap. 23 ), porque: é uma das personagens principais e eu não pensava que ele ia morrer, gostei de ver o bem triunfar sobre o mal (sofia); nunca imaginei que fosse possível envelhecer descendo escadas e também porque essa morte de Balbino revela a  inteligência e a astúcia de Marcolino (nl); deve ser horrível morrer assim, mesmo se Balbino fez sempre o mal (maria); nunca pensei que Balbino fosse morrer, sempre pensei que houvesse reconciliação com o irmão (laj); é triste matar um irmão para o bem de outros (victor).
  4. Quando Raimundo aprendeu a tocar viola (cap. 8), porque: um dos seus sonhos realizou-se! Quando os nossos sonhos parecem impossíveis e de repente se realizam é fantástico (mama).
  5. Quando a princesa Beatrix se começou a transformar numa simples estátua de pedra (cap. 19), porque: quando o leitor lê esta cena fica com formigas nas pernas ao imaginar-se na pele da personagem (titi).